CATL

CENTRO DE ACTIVIDADES DE TEMPOS LIVRES (CATL)

Tendo a consciência de que o crescimento das crianças não pára, e uma intervenção, para ter efeito útil, com resultados palpáveis e visíveis, tem de ser realizada de imediato, a Santa Casa da Misericórdia da Merceana, que tem como base de acção centrada na solidariedade, está decidida a intervir com o objectivo de criar recursos de apoio sócio-familiar, criando uma Unidade de CATL para um grupo de 20 crianças que frequentem as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia de Aldeia Galega, que permitirá um incremento viável, tanto qualitativo como quantitativo, na prestação do apoio que esta entidade presta à sua comunidade.

“É uma resposta social às crianças e jovens, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e a sua inserção na comunidade. Oferece uma diversidade de actividades e um acompanhamento, sobretudo às crianças, que são cada vez mais uma preocupação da população”.

 

Funcionamento

O CATL funciona entre as 9horas e as 18:30h em período de férias escolares.

Em tempo de aulas, o transporte da instituição vai buscar as crianças às escolas à hora de almoço, para que almocem no CATL, e vai levá-las à escola para o período da tarde. No final do horário escolar, o transporte da instituição vai buscar as crianças à escola e trá-las para o CATL, onde lancham e de seguida reserva-se um espaço para a realização das tarefas escolares.

 No fim do dia, as crianças são transportadas para as suas localidades de residência (ficam em local central), onde os responsáveis aguardam a sua chegada.

Nas sextas-feiras não são realizados os trabalhos escolares, sendo esse tempo utilizado para a realização das actividades lúdico-pedagógicas do CATL

– Mais informações sobre projecto (PDF)